Quantas vezes ouvimos a seguinte frase: "Ah se arrependimento matasse..."? Já parou pra pensar se matasse mesmo? Acho que a população mundial seria bem menor do que é hoje.
O arrependimento é tão comum ao ser humano quanto à vontade de fazer as coisas. É ai que reflito se arrepender-se é algo tão ruim assim.
Acho que tudo o que já fizemos na vida tem um sentido e traz uma lição, seja ela boa ou ruim.
Acho que tudo o que já fizemos na vida tem um sentido e traz uma lição, seja ela boa ou ruim.
Exemplificando:
* "Ah, eu não deveria ter namorado aquele cara, ele me fez sofrer demais". Sim, você sofreu, mas com certeza também amou (ou quase isso), curtiu os momentos bons e foi feliz. O sofrimento foi apenas uma parte do momento vivido e tem um motivo. O sofrimento provavelmente é pelo rompimento ou pelas atitudes que não te agradaram. Então, a lição que você deve tirar disso é que ele não era "a tampa da sua panela".
* "Ah! Eu não devia ter feito aquilo" ou "Não devia ter dito aquilo" ou ainda "Não deveria ter ido lá". Ok, não devia mas fez, falou e foi. A lição disso é: não faça de novo. Simples assim!
Nossa vida está repleta de pequenas e grandes lições em cada ato nosso. Tudo o que fazemos ou deixamos de fazer terá consequências: boas ou ruins. O que muda é a nossa maneira de encarar as coisas. Se ficarmos nos martirizando por cada atitude errada que tomamos, vamos enlouquecer. Na mesma proporção, se ficarmos só pensando nas coisas boas que fizemos, nos tornaremos pessoas arrogantes por não enxergar nossos erros. É tudo questão de equilibro.
Portanto, pare de sofrer com o que já passou. Aposto que você já deve ter ouvido a frase "Quem vive de passado é museu". Então, é bem verdade isso mesmo. Arrependeu-se de algo? Ok, então tire a lição que deve ser tirada disso e vire a página. Sua vida não fica esperando você ficar amargurando arrependimentos. Se ligue rápido ou depois você irá se arrepender de não ter aproveitado mais a vida curtindo-a do que chorando as mágoas do que já passou.
Jaqueline R. Lopes
Nenhum comentário:
Postar um comentário